sidewalk labsAs cidades do futuro começam a sair do papel, com tudo, desde a engenharia e uso de energia pensado a partir das pessoas e gerido por sistemas de Inteligência artificial.
Quem está neste jogo? O Google, a Toyota, a Fiat, a Amazon a Intel e outras corporações gigantescas que não querem ficar para trás.


 1 mobility management systems hrA Alphabet é uma das maiores empresas do mundo ela controla empresas que atuam nas áreas de propaganda, soluções de informática para desde pessoas físicas até coprporações transnacionais, produz mapas, possui uma enorme rede de satélites, na verdade é uma gigantesca corporação que atua em tantas áreas diferentes que é quase impossivel listar todas. Apesar disso, provavelmente, você nunca ouviu falar deles certo? Mais ou menos, porque, com certeza, você conhece a mais famosa das empresas controladas pela Alphabet: o Google.

Uma destas empresas deles que poucos ouviram falar chama-se Sidewalk Lab, que em seu site define (em tradução livre) assim sua missão: "O Sidewalk Labs tem como objetivo combinar design urbano inovador e tecnologia de ponta para melhorar radicalmente a vida urbana."

Nada mal! Um objetivo para lá de ambicioso. Mas, vindo de quem vem, quem somos nós para duvidar?

Inclusive os planos que correm pelos cérebros da equipe em breve estará sendo colocado em prática naquilo que eles anunciam como “o primeiro bairro construído a partir da internet”, nele o próprio espaço urbano é uma plataforma digital com a tecnologia moldando a cidade em tempo real a partir das necessidades imediata dos moradores, por exemplo: no projeto não há desníveis entre calçadas e ruas o limite entre estes espaços será demarcado por uma faixa de leds que muda de lugar em função da demanda instantânea do uso de cada espaço. Para fazer isto acontecer serão utilizadas tecnologias de internet das coisas (IoT), big data, machine learning, inteligência artificial...

Obviamente o meio ambiente não foi deixado de lado no projeto e, só como exemplo, a utilização das vias dará preferencia sempre aos pedestres e bicicletas, carros particulares serão desnecessários, as entregas de produtos utilizarão tuneis subterrâneos e quem precisar de um automóvel terá a sua disposição veículos automatizados. Os telhados serão placas solares e sim teremos praças e árvores.

A quantidade de inovação aplicada é absolutamente enorme, tão enorme que vamos parar por aqui ou este texto ficará quase infinito, já que o projeto tem mais de 1500 paginas....

Atualmente o projeto está sendo discutido e alinhado com a prefeitura de Toronto no Canadá e já estão em fase de finalização os ajustes necessários para que o bairro Qualyside esteja construído até o fim de 2040 com um investimento de quase 20 bilhões de dólares.

Para saber mais visite o site do projeto: https://www.sidewalktoronto.ca

Para saber mais sobre a sidewalk o site é: https://www.sidewalklabs.com

 

 

Contato

Informações

Miranda Engenharia
Raphael Marlon Miranda
Engenheiro Civil
CREA  5070394137


Celular e Whatsapp

(16) 992359657